Saturday, October 13, 2007

PROJETO: EXPLORANDO O JORNAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

A presente oficina foi idealizada a partir do projeto sobre o uso do jornal na Educação Infantil desenvolvido na EMEI Acácia Mimosa, localizada no município de São Leopoldo. O desenvolvimento deste projeto na escola de Educação Infantil justifica-se mediante a sugestão do uso pedagógico do jornal Vale dos Sinos pela Secretaria de Educação. A utilização deste veículo de comunicação possibilita a plena participação social do cidadão, pois é por meio dele que os leopoldenses se comunicam, tem acesso à informação, expressam e defendem pontos de vista, visões de mundo e produzem conhecimento.
Ao se trabalhar com o jornal abre-se a possibilidade de (re)aproveitamento deste material, utilizando-o como recurso didático alternativo na produção infantil. Com a (re)utilização das folhas de jornal estamos preservando o ambiente em que vivemos. O aproveitando de materiais de sucata motiva a criação de novos objetos significativos para as crianças e desperta a satisfação em conseguir realizar tarefas e vencer desafios.
Sobre este assunto Gomes (2001, p. 109) comenta:

O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Existem inúmeros materiais que utilizamos como recurso de expressão, que nos auxiliam a criar coisas e colocar um pouco daquilo que somos no mundo.

A criança pode ser levada a compreender a importância do papel, de onde ele vem e como ele é produzido. Conversando sobre as árvores e conhecendo a sua função, aprendendo que o papel é feito da árvore e que esta necessita ser (re)plantada, assim a criança perceberá que é preciso cuidar da natureza para preservá-la.

OBJETIVO GERAL:
Promover experiências significativas com a linguagem oral, escrita e visual utilizando como recurso o jornal Vale dos Sinos, garantindo acesso ao conhecimento e ao mundo letrado, bem como o respeito à natureza através do (re)aproveitamento.

OBJETIVOS:
· Conhecer as partes que compõem o jornal;
· Conectar a criança com acontecimentos locais e globais;
· Conhecer as etapas de elaboração de um jornal (De onde vem o papel?);
· Apreciar a leitura, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e de sua comunidade;
· Desenvolver o interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
· Familiarizar-se com diferentes gêneros de texto;
· Descentralizar o uso da folha de oficio;
· Utilizar recursos didáticos alternativos;
· Explorar diferentes materiais de sucata: jornal, rolos de papel, garrafa pet, etc.
· Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Perceber-se como parte integrante do Meio Ambiente e a importância da participação individual e coletiva na sua preservação.
De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver o produto final que se quer obter.


PESQUISA: Interagir com as crianças, dando-lhes a oportunidade de criar, perguntar e de obter resposta. O professor deve ser um pesquisador, ir em busca de informações e respostas aos questionamentos dos alunos. Conversar com as crianças, saber o que já sabem e o que desejam saber. Propor desafios, descobrir juntos novos conhecimentos. Registrando os questionamentos e as descobertas.

DESENVOLVIMENTO:

a) O QUE SABEMOS

Verificar/ analisar/avaliar o que as crianças sabem sobre o jornal, meio ambiente e sobre o processo da leitura e escrita.

PERGUNTAS FEITAS ÀS CRIANÇAS:

- O que é um jornal?
“È o que a gente lê... Saber as notícias... Ver o que acontece... O que é de mal também”.
- Para quê serve o jornal?
“Para ler... Para olhar... Ver as notícias... O que acontece de mal e de bem... Se o time ganha ou perde”.
- Que partes têm um jornal?
“Tem folhas... Tem partes que o avião da TAM bateu”.
- O que é ler?
“Ler para olhar... Tem alguma coisa que acontece”.
- O que é escrever?
“Desenhar... Fazer letras”.
- Para que serve ler e escrever?
”Para ir para a escola e saber tudo”.

RELATOS/OBSERVAÇÕES DAS CRIANÇAS:

-”Que devemos guardar o jornal para quem ainda não leu as noticiais e para trazer para a escola para fazer trabalhinhos”.
-“Que os rios transbordam por causa da chuva e os bueiros enchem de água e de lixo”.
-“As pessoas que colocam lixos nas ruas são porcas”.
-“Devemos colocar o lixo na lixeira para o caminhão levar. E trazer os rolinhos de papel, as garrafas e os jornais para a nossa sala”.
-“Eu acho que o jornal é feito de papel escrito”.

b) O QUE QUEREMOS SABER/FAZER

- Conhecer as notícias do jornal e as letras.
- Saber quais os trabalhinhos que iremos fazer com os jornais.
- Quem faz o jornal e como ele é feito?
- Nos queremos pintar, colar, desenhar e escrever.
- Como se faz um papel?

c) COMO IREMOS TRABALHAR?

- Através de questionamentos, usando o jornal como recurso didático.
- A partir da observação das imagens constatar o que pode estar escrito na(s) notícia(s).
- Através do jornal aprender a conhecer o que acontece no mundo, desfrutando e compartilhando sentimentos e emoções. Utilizando-se da produção de textos, dos símbolos, imagens, desenhos e outros.
- Trazendo materiais de sucata como (jornais, rolos de papel higiênico, garrafas), para realização de atividades envolvendo a criação de objetos.
- Pedindo ajuda aos nossos pais, avós e vizinhos, visando aquisição de sucatas para realização de atividades.
- Vamos confeccionar nossa cola e usar a criatividade para elaboramos nossos trabalhinhos.

d) O QUE DESCOBRIMOS:

Nosso projeto ainda esta em execução, mas já fizemos algumas descobertas como:

-Que nossa cidade (meio ambiente) esta ficando cada vez mais suja. Mas podemos fazer a nossa parte, ajudando a não colocar lixo nas ruas, não cortando as árvores.
- Estamos aprendendo a importância de reciclar e reaproveitar o lixo, ajudando assim o meio ambiente, valorizando e transformando esse “lixo” em lindos trabalhinhos.
- As pessoas que trabalham na reciclagem de lixo ajudam o nosso meio ambiente.
- Que um jornal é composto de várias partes chamadas de cadernos: do esporte, do resumo das novelas, as notícias, dos carros.
- Que sempre utilizamos o nome próprio para identificar os nossos trabalhinhos.
- Que ler e escrever são atividades que servem para comunicar, expressar idéias, opiniões, sentimentos, realidades, fantasias, e ter acesso aos acontecimentos do mundo.




AVALIAÇÃO:


O projeto está em desenvolvimento, pois ainda é significativo para as crianças. É interessante acompanhar a preocupação das crianças com o meio ambiente. Faz-se importante trabalhar a questão ambiental em todas as idades, pois assim estamos formando cidadãos conscientes para transformar a realidade do ambiente em que vivemos. Ao trabalharmos com materiais alternativos como recurso didático, seja em atividades lúdicas ou para decorar as salas de aulas, estamos desenvolvendo o conhecimento através da criatividade, valorizando a auto-estima das crianças, pois elas passam a perceber que o ambiente escolar é realmente um espaço organizado por elas e para elas. A maneira como as salas de aula são decoradas revelam muito da identidade e dos valores de quem nelas convivem, pois as figuras estereotipadas ali colocadas pelos professores, na maioria das vezes, não revelam nada da realidade local.
Ao desenvolvermos atividades que não se encerram ao final do dia, mas que a cada dia é uma nova etapa, essa aprendizagem torna-se mais significativa e desafiadora, pois instiga a curiosidade do que acontecerá a seguir.
Aproveitar inúmeras ocasiões em que as crianças realizam atividades de leitura e escrita e reproduções para fazer um acompanhamento de seu progresso/evolução. Realizando atividades que envolvem a leitura de jornais, textos produzidos oralmente pelas crianças, estamos promovendo situações que permitem as crianças relatar suas emoções e ampliar seu vocabulário. Visando assim uma melhor compreensão de fatos e idéias da realidade. O educador deve selecionar produções das crianças para poder visualizar sua evolução ao longo do ano. O fato de não ser exigido que as crianças estejam alfabetizadas ao final da Educação Infantil não significa que todos os aspectos envolvidos no processo de alfabetização não devam ser considerados.

Culminância:

Nosso trabalho será concluído em duas etapas: exposição de trabalhos na Mostra Pedagógica realizada pela Secretaria de Educação e com uma visita ao jornal Vale dos Sinos para conhecer como é feito um jornal.

Recursos:

- materiais de sucata (rolos de papel higiênico, jornais, garrafas descartáveis, caixas, papelão, etc.).
- cola grude (feita de vinagre, farinha de trigo e água).
- tinta tempera
- pinceis
- aquarela
- revistas
- livros
- filmes sobre o meio ambiente



BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2 v. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CURTO, Lluis Maruny et al. Escrever e Ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GOMES, Paola Basso Menna Barreto. Os Materiais Artísticos na Educação Infantil. In: CRAIDY, Carmen; KAERCHER, Gladis E. P. S. (orgs.). Educação Infantil: para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 1.


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