LOCAL: EMEI JESUS MENINO - SL
DATA: 25-09-06
RELATORA: ANGELA DILENBURG
PAUTA DO ENCONTRO:
- ELABORAR A CARTA DE PRINÍPIOS DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LEOPOLDO;
- DISCUTIR ASPECTOS RELATIVOS AO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS.
"COMPARTILHANDO SABERES, REFLETINDO PRÁTICAS E CONSTRUINDO POLÍTICAS."
Sobre a Carta de Princípios:
- Fórum - órgão político de discussão.
- Apresentação dos princípios básicos.
- Apresentação de documento para se integrar ao Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
- o Fórum defende a participação da família e da comunidade discutindo as melhorias na educação infantil.
- Pais participantes no PPP.
- Política social para a infância nas diferentes esferas governamentais e não-governamentais para a implementação de propostas pedagógicas de qualidade.
- Acesso da criança de 0 a 6 anos aos sistemas públicos de educação, de acorda com a Constituição, o ECA e a LDB. Além da questão sócio-econômica.
- Todas as crianças devem ser favorecidas neste debate.
- Em outubro, pretende-se discutir o ECA junto ao Fórum.
- Definição de políticas de carreira e remuneração digna, qualificação específica, formação continuada aos profissionais que trabalham com as crianças desta idade.
- Qualificação e valorização dos profissionais, perfil dos profissionais que atuam.
- Sugestões para a construção da carta de princípios:
- Financiamento da educação infantil ( como o FUNDEB), política específica para as crianças.
- Discussão sobre como incluir "sistema municipal de ensino" no texto, mesmo ainda não existindo, mas contemplar sua intenção em existir. Uma vez que há um prazo para o mesmo ser implementado.
- A importância do Fórum enquanto movimento para garantir a participação dos diferentes segmentos.
- Na leitura da Carta de Princípios do Fórum de São Leopoldo se reconhece o novo texto da mesma, e onde por último se discute o teor da gestão democrática na questão das diferentes relações nos estabelecimentos de educação infantil.
Sobre o ensino de 9 anos: - Faixa etária: 6 anos completos até 31 de março;
- termos de obrigatoriedade foi um ganho para as crianças.
- ter bom senso nas matrículas para que não haja prescipitação, nem perda da infância com a escolarização.
- proposta pedagógica deve entender a criança com suas especificidades, o espaço adequado e o lúdico devem estar presentes.
- esclarecer a comunidade, estabelecendo uma relação de confiança;
- integração entre os segmentos - audiência pública.
- debater currículo e infância na 1ª etapa.
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