Wednesday, November 15, 2006

RELATO DO 2° MOMENTO DE DEBATE

RELATO DO 2° MOMENTO DE DEBATE DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LEOPOLDO

LOCAL: EMEI JESUS MENINO - SL
DATA: 25-09-06


RELATORA: ANGELA DILENBURG

PAUTA DO ENCONTRO:
- ELABORAR A CARTA DE PRINÍPIOS DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LEOPOLDO;
- DISCUTIR ASPECTOS RELATIVOS AO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS.

"COMPARTILHANDO SABERES, REFLETINDO PRÁTICAS E CONSTRUINDO POLÍTICAS."


Sobre a Carta de Princípios:

  • Fórum - órgão político de discussão.
  • Apresentação dos princípios básicos.
  • Apresentação de documento para se integrar ao Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
  • o Fórum defende a participação da família e da comunidade discutindo as melhorias na educação infantil.
  • Pais participantes no PPP.
  • Política social para a infância nas diferentes esferas governamentais e não-governamentais para a implementação de propostas pedagógicas de qualidade.
  • Acesso da criança de 0 a 6 anos aos sistemas públicos de educação, de acorda com a Constituição, o ECA e a LDB. Além da questão sócio-econômica.
  • Todas as crianças devem ser favorecidas neste debate.
  • Em outubro, pretende-se discutir o ECA junto ao Fórum.
  • Definição de políticas de carreira e remuneração digna, qualificação específica, formação continuada aos profissionais que trabalham com as crianças desta idade.
  • Qualificação e valorização dos profissionais, perfil dos profissionais que atuam.
  • Sugestões para a construção da carta de princípios:
  • Financiamento da educação infantil ( como o FUNDEB), política específica para as crianças.
  • Discussão sobre como incluir "sistema municipal de ensino" no texto, mesmo ainda não existindo, mas contemplar sua intenção em existir. Uma vez que há um prazo para o mesmo ser implementado.
  • A importância do Fórum enquanto movimento para garantir a participação dos diferentes segmentos.
  • Na leitura da Carta de Princípios do Fórum de São Leopoldo se reconhece o novo texto da mesma, e onde por último se discute o teor da gestão democrática na questão das diferentes relações nos estabelecimentos de educação infantil.


    Sobre o ensino de 9 anos:
  • Faixa etária: 6 anos completos até 31 de março;
  • termos de obrigatoriedade foi um ganho para as crianças.
  • ter bom senso nas matrículas para que não haja prescipitação, nem perda da infância com a escolarização.
  • proposta pedagógica deve entender a criança com suas especificidades, o espaço adequado e o lúdico devem estar presentes.
  • esclarecer a comunidade, estabelecendo uma relação de confiança;
  • integração entre os segmentos - audiência pública.
  • debater currículo e infância na 1ª etapa.

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