Saturday, October 07, 2006

II Seminário do Fórum Gaúcho de Educação Infantil

O II Seminário do Fórum Gaúcho de Educação Infantil aconteceu dia 27 de setembro, no Colégio Sévigné.
Os participantes do evento discutiram sobre as alterações no currículo do Ensino Fundamental, como a ampliação de oito para nove anos e o ingresso das crianças aos seis anos de idade na primeira série, além da formação do novo pedagogo.
O seminário foi uma promoção do Fórum Gaúcho de Educação Infantil em parceria com o Instituto Superior de Educação Sévigné, UFRGS, Conselhos Municipais de Educação, Secretarias Municipais de Educação e Regionais do Fórum Estadual de CMEs/RS.

Abaixo, os slides apresentados pela Profa. Maria Beatriz Luce.

E seguem mais abaixo, em anexo, os links para os materiais disponibilizados pelos palestrantes.

Para visualizar entre em

http://www.sevigne.edu.br/ises/?q=node/1634
  • colégio sérnigné
  • Thursday, October 05, 2006

    Pauta reunião Comissão Organizadora 05/10/06

    Pauta;

    Retorno dos encaminamentos;
    Proposta de construir o regimento;
    Informações referentes ao II Seminário do Fórum Gaúcho de Educação Infantil;
    Organização do encontro de outubro;
    Novos encaminhamentos;
    Assuntos gerais.

    Wednesday, October 04, 2006

    Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo

    Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo


    O Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo tem como princípios básicos:
    * Ser um espaço referencial e agregador de pessoas e instituições interessadas e comprometidas com a criança e com a qualidade do seu processo de vida e educação;
    * Ser um movimento de construção de uma cultura de valorização da infância e da criança, onde o cuidar e o educar sejam partes interdependentes e complementares das ações voltadas para a criança.
    * Ser agente de articulação com outros fóruns e movimentos de defesa dos direitos da criança.

    •Defende: 1. O direito à infância, entendendo a criança como um sujeito sócio-cultural, que vive um momento singular do seu processo de vida e desenvolvimento;
    2. A participação do Estado, da família e da comunidade na formulação e implementação de ações voltadas para a Educação Infantil;
    3. O estabelecimento de uma política social para a infância, definindo competências e funções articuladas entre as diferentes esferas.

    4. A definição de uma política de Educação Infantil, que articule as diferentes esferas governamentais e não governamentais e que promova a implementação de propostas pedagógicas de qualidade, que incluam, em sua essência, a indissociabilidade do educar/cuidar;

    5. O acesso e permanência de todas as crianças de 0 a 6 anos aos sistemas públicos de educação, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996);
    6. A definição de políticas de carreira e remuneração digna às/aos profissionais da área;

    7. A formulação e implementação de políticas de formação básica, superior e continuada das/os profissionais da Educação Infantil, visando sua qualificação específica para atuação na área, conforme LDBEN (Lei nº 9394/96);

    8. A definição de normas de implementação de programas de formação em serviço que promovam a habilitação das/os profissionais que já atuam na área e não possuam a habilitação exigida;

    9. O estabelecimento de uma política específica de financiamento da educação infantil, com a identificação de fonte própria, que vise a expansão, com qualidade, de vagas nos sistemas públicos para as crianças;
    10. A divulgação dos conhecimentos provenientes de diferentes campos do saber, que contribuam para a qualificação dos programas de atenção à infância.
    11. O debate da regulamentação da Educação Infantil com o sistema municipal de ensino, quando da sua implementação.

    12. A democratização das relações nos estabelecimentos de educação infantil.